MELANOCETO - "VENHA PARA A LUZ" - diz o peixe abissal edipiano!

O Melanoceto, (ou MelanoCETA) é o meu peixe abissal predileto, tanto que guardo com carinho uma miniatura fosforescente do meu peixinho favorito, o "peixe-diabo negro" ou "Melanocetus johnsonii" que habita as profundidades dos abismo submarinos, entre 4,5 e 1,5 mil metros.

Seu método de pesca consiste em atrair suas presas sacidindo com uma falsa isca, uma espécie de saliência luminescente que se agita sobre a testa dela bem em frente à bocarra.

Há um grande dimorfismo sexual nos Melanocetos, uma vez que as fêmeas chegam a medir 18 centímetros, mas os machos, porém, crescem apenas até três centímetros.

Ivany Sevarolli define a pesca da Melanceta com a espirituosa frase "Venha para a luz" com o perverso covite da falsa isca.

Josiel Vieira de Araújo explica : - " Eu vi um documentário no Animal Planet e esse peixe é estarrecedor. Todos eles são fêmeas. O que acontece com os machos, são devorados como na viúva-negra? Não, segundo se descobriu o destino dos machos não têm paralelo no mundo animal. Tudo começou quando fizeram autópsias das barbatanas e surpreendentemente descobriu-se que as barbatanas têm coluna vertebral, sistema nervoso, intestinos, etc, em suma descobriu-se que as barbatanas eram indivíduos!

A história é a seguinte: os machos são bem menores que as fêmeas. Assim que na escuridão abissal eles vêm a luz que a fêmea carrega eles nadam até ela e mordem seu corpo.

Então lentamente o macho começa a se integrar com o corpo da fêmea, desaparece sua boca e olhos e seus vasos sanguíneos se ligam nos vasos da fêmea. Assim, o sangue da fêmea começa a alimentar o macho e em contrapartida quando a fêmea precisa se reproduzir ela envia hormônios no sangue para o macho liberar seus espermatozoides na água, para então ela tb liberar seus ovos.

Com isso o macho consegue sobreviver, já que ele é bem menor que a fêmea e não tem essa luz de caça que ela tem, ao mesmo tempo que a fêmea garante sua reprodução, já que na escuridão abissal é muito difícil encontrar parceiros sexuais.

O canal Animal Planet chegou a fazer uma simulação como seria se com os homens e mulheres se desse a mesma coisa e na animação as mulheres teriam de 15 a 20 m de altura e os homens seriam como dedos a mais nas mãos delas."

O casamento dos Melanocetos com suas mães pode ser chamados, em termos humanos Freudianos, de um Complexo de Édipo!

Comentários

  1. Boa tarde, meu filho de 4 anos me pediu um melanoceto de borracha de Natal. Não o acho em lugar nenhum. Gostaria de saber, onde você comprou este? Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde, Calazans, beleza?

    Meu menino de 4 anos me pediu um Melanoceto de natal e eu não encontro em lugar nenhum!!! Você pode, por favor, me dizer onde você conseguiu esse aí da foto? Ele ia adorar !!!

    Meu e-mail é brunspereira@gmail.com

    Valeu !!!

    Bruno.

    P.S. - Esqueci de colocar meus dados na mensagem acima.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE