Há uma MÀFIA de maus editores no Brasil? Calazans PERGUNTA e você responde nos comentários!

Quando lancei a “CARTILHA DE DIREITO AUTORAL DA AQC” faz 30 anos, nos anos 80, nas reuniões no auditório do Sindicato dos Jornalistas eu, frequentemente, era procurado por muitos jovens quadrinhistas que me alertavam: - “Tem uma MÀFIA de editores criminosos e eles tem uma LISTA NEGRA de autores que nenhum deles publica, e seu nome, Calazans, é O PRIMEIRO da lista por causa da CARTILHA!”,

Nunca levei isto a sério, parecia um mero boato ou rumor. Nunca poderia eu acreditar existir um grupelho TORPE de MAFIOSOS que apoiavam uns aos outros para LESAR jovens autores, gente desta LAIA só existe em filmes de bandidos ou em casos escabrosos quando eu estudava jurisprudência (sentenças de Juízes) nos bancos da Faculdade de Direito!

Mas algumas vezes cheguei a questionar-me e até pôr em dúvida esta possibilidade; eu ia sempre em grupo, com outros desenhistas, nas dúzias de pequenas editoras de São Paulo (os chamados “NANICOS”) e ao ouvir meu nome alguns nem me deixavam abrir o portfólio, um destes pediu para deixar com ele meu portfólio, depois não atendia meus telefonemas e quando fui sem avisar e o flagrei na editora o editor nanico em tom de zombaria disse que alguém tinha levado meu portfólio e ele não sabia quem poderia ter sido!

Naquele tempo era caro fazer uma pasta de portólio e muitos desenhistas levavam seus originais, como eu ouvira muita história de canalhices e desonestidades, eu tinha feito na copiadora CANON da Faculdade de Física da USP dois portfólios com artes coloridas, algo raro ou desconhecido nos anos 80, e meu portfólio parecia conter originais pela qualidade das copias em Preto e Branco e Coloridas!

A partir desta experiência NUNCA MAIS deixei portfólio, mas quando vinha um editor com cara sorridente e amável e aquela voz macia e mansinha típica de estelionatário, que pedia par a que eu deixasse o portfólio ...eu sempre tinha a resposta pronta e dizia que ainda hoje vou mostrar a outro editor ou ia oferecer desenhos numa gráfica (e eu tinha sempre dois nomes e endereços de editores ou gráficas quando, invariavelmente, tais MAUS EDITORES perguntavam onde eu iria dali!).

Alguns destes editores seriam, desenhistas insatisfeitos com seu próprio traço e estilo, ou ausência de estilo, pessoas amargas e frustradas, diziam os jovens desenhistas lesados por eles!

Muitos anos depois ainda sou procurado por alguns NANICOS que nem conheço ou nem sequer ouvi falar, e estes parecem ressentidos e vingativos para comigo, que nada fiz para eles – mas talvez desenhistas lesados por eles tenham lhes mostrado a Cartilha, e isto poderia ser a causa de tamanho ÓDIO dirigido a mim, um desconhecido deles!

Faz alguns anos fui procurado por alguém que apresentava-se como TONY265 ou TONY FERNANDO, estranhamente ele dizia nunca ter visto nada meu mas mesmo assim queria entrevistar-me...nos e-mails desconfiei do tom meloso e elogioso, tentando inflar meu ego com adulação, um tipo de discurso que nos cinco anos de FACULDADE DE DIREITO aprendemos a identificar este tipo de conversa mole como MODUS OPERANDI de famigerados reincidentes contumazes do artigo 171 do Código Penal!

Concedi, com toda paciência, a entrevista, era muito amadora, desordenada e aleatória, sem um curso ou planejamento que a pauta de toda entrevista costuma ter, afinal, dei entrevista em programas como JÔ SOARES da Globo, GIBA UM, Rony Von da Gazeta e inúmeros jornais !

E lecionei, por DEZ ANOS, a disciplina” LEGISLAÇÃO E ÉTICA DO JORNALISMO” na “Universidade Metodista de São Bernardo do Campo”, em de tanto orientar monografias do tema, a gente vai ficando meio CALEJADO em perceber sinais de falta de ética ou dolo, maldade mesmo!

Fiquei com a pulga atrás da orelha com o tom geral do tal TONY265, e,-pois o seguro morreu de velho- para prevenir, antes de enviar as respostas a ele, publiquei a íntegra no meu blog “Calazans zans zans”.

Dito e feito, o TONY265 publicou um texto mais desordenado ainda e em tom AGRESSIVO fazia pouco caso, escárnio e zombaria, e de forma imatura e infantil tentava expor-me ao ridículo , minimizar minha biografia, titulação acadêmica e meus livros (como o “PROPAGANDA SUBLIMINAR MULTIMÍDIA” da SUMMUS em SÉTIMA EDIÇÂO o qual é bibliografia obrigatória pelo MEC para ter em todas as faculdades), e procurava humilhar-me com sua desonesta entrevista- pois ele pegou minhas respostas e MUDOU AS PERGUNTAS QUE ELE FEZ, criando sentidos diferentes e absurdos, como se eu fosse um desvairado desequilibrado!

Agindo desta forma TONY265 deu uma demonstração de seu CARÁTER e de sua ÉTICA , de seu comportamento e sua MORAL, e quando queixei0me ele zombou dizendo que fazia isto com alguns entrevistados para APIMENTAR a entrevista, e ria da minha cara muito satisfeito com sua “esperteza de rato”, só ficou descontrolado e furibundo esbravejando impropérios quando avisei que ANTES DELE PUBLICAR eu tinha colocado no ar no meu blog, com DIAS antes dele, o que comprovaria MAUS FEITOS e minha versão sendo anterior prevenia quaisquer dúvidas sobre QUEM adulterou a entrevista, ele ou eu!

Foi assim que passei a tomar duplo cuidado com os NANICOS que surgem me elogiando e enaltecendo pedindo entrevistas, vivendo e aprendendo!

Estranhamente não estou conseguindo localizar no google a entrevista que T TONY265 tinha adulterado, com certeza ele não seria covarde a ponto de retirar do ar.

Você pode tirar suas próprias conclusões nos links abaixo:

http://calazanista.blogspot.com.br/2012/01/fui-entrevistado-por-um-desconhecido.html
quem seria este ?
Um Petista ou do PSOL?
recebi estas fotos de um anonimo
mas gostaria de saber quem tem esta face marcada e este olhar de ternura e carinho

Comentários

  1. Oi Calazans! Sempre desconfiei que houvesse uma máfia, em especial quando se fala de quadrinhos para crianças. O mercado parece que se fechou em torno da MSP (Mauricio de Sousa Produções) e não dá oportunidades para novos trabalhos. Uma pena, tantos novos talentos com potencial de sobra para atuar no mercado editorial de quadrinhos. Quem perde são as crianças, presas à um único universo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente, agradeço todos que puderem me ajudar, acho que foi tudo culpa deste tal do TONY265 que fez uma entrevista comigo toda falsificada, mudando as perguntas de forma INFANTIL e RANCOROSA, sem a MENOR ÉTICA, para minhas respostas ficarem sem sentido fazendo-me parecer um louco e desvairado delirante,

      acho que o que pretendia este verdadeiro vilão da HQB era minimizar minha "Cartilha de Direito Autoral da AQC" tentando me fazer passar um papel ridículo e desmerecer a pesquisa e junto a AQC e o "Prêmio Angelo Agostini! ,

      se não foi o seu amigo TONY FERNANDES peço desculpas a ele publicamente, pois o outro homônimo dele era um ESCROTO da PIOR LAIA,

      era SIM SENHOR, um grandessíssimo de um CANALHA e um COVARDE SEM VERGONHA NA CARA que não honra as calças que veste, pois o crápula DELETOU a entrevista comigo agora que viu quem eu sou !

      FUGIU DE RABO ENTRE AS PERNAS

      Um reles biltre , escória imunda, lixo fétido!

      Deve estar com DIARRÈIA de medo que eu revele quem ele é !

      Escondido na sarjeta todo borrado e urinado de pavor !!

      Uma VERGONHA para seu PAI cujo nome de família ele EMPORCALHA !

      Conto com vc, Tony Fernandes DO BEM,    

      para ajudar a desmascarar este VAGABUNDO ESCROTO E COVARDE que usa indevidamente seu nobre nome e de seu honrado BLOG !


      Toda equipe da AQC e da editora GRRR e WAZ produções, COMIX e UGRA agradeçem se vc puder divulgar nossa CARTILHA que vai esclarecer os jovens ensinando como DAR UMA LIÇÃO nesta ESCÓRIA TORPE E VIL DE COBARDES !

      Excluir
  2. Para todo quadrinhista, chargista, cartunista, caricaturista, roteirista, etc. que desejar ser sócio da AQC é somente enviar um e-mail ao Worney aqc.waz@gmail.com ou Bira biradantas2000@gmail.com declarando expressamente que deseja ser associado da AQC.

    NÂO COBRAM NADA pois é GRATUITO, e na próxima atualização do blog seu nome será publicado na página de associados e você terá direito a comprar a "CARTILHA DE DIREITO AUTORAL DA AQC" e todas as publicações da AQC com grandes descontos (praticamente a preço de custo mais correio), e também poderá usar a consultoria de direito autoral GRATUITA que ofereço aos associados.

    Para a minha consultoria basta que apenas envie um e-mail ao Worney com seu caso explicado em detalhes e ele apaga seu nome e envia a mim, isto protege sua identidade e garante meu sigilo e lisura , pois nunca saberei quem é você, isto foi uma exigência minha, sou Flavio Calazans e Doei meus direitos e todo dinheiro das vendas reverte para a manutenção e despesas da AQC .

    "CARTILHA DE DIREITO AUTORAL DA AQC- de autoria de Flavio Calazans" -Escrita em linguagem simples como uma conversa, ensina o básico sobre Direitos do desenhista e roteirista, registro de personagem, legislação internacional de direito autoral.

    Este é um livro imprescindível para todos os autores de Histórias em Quadrinhos, tiras de jornal, Charges, Cartuns e Caricaturas; além de também ser útil para professores de desenho de caricatura, comics, mangá e anime; e também para pesquisadores e colecionadores de gibi; é um livro obrigatório no acervo de Gibitecas e Bibliotecas que tenham Álbuns ou revistas de Histórias em Quadrinhos.

    Esta é a segunda edição ampliada e atualizada do livro de mesmo título que Calazans lançou faz 30 anos quando foi eleito Diretor Executivo da AQC.- agradeço se puder ajudar a divulgar , agradeço em meu nome, da AQC, das editoras GRRR! e WAZ, das distribuidoras pela internet COMIX e UGRA!


    Vídeo dos debates no lançamento no Memorial da América Latina:

    https://www.youtube.com/watch?v=halWM-atZbE

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE