"Quosque tandem abutre paciência nostra?" Calazananeando as Catilinárias!

"Quosque tandem abutre paciência nostra?"

Calazans Parodiando as CATILINÁRIAS!

Agradecendo ao Chico Science do Mangue Beat "só URUBUSERVANDO a situação" !

EXPLICANDO O TROCADILHO : - As Catilinárias (em latim In Catilinam Orationes Quattuor) são uma série de quatro discursos famosos do cônsul romano Marco Túlio Cícero, pronunciados em 63 a.C.

Tendo já passados dois mil anos de serem proferidos estes discursos, ainda hoje são repetidas as pertinentes sentenças acusatórias de Cícero contra o corruPTo e golpista Catilina, declaradas em pleno Senado em ROMA !

Fiz um trocadilho trocando no latim a frase mais citada de Cícero : - "Quo usque tandem abutere, Catilina, patientia nostra?",

na qual pela proximidade fonética substituí ABUSARÁS "ABUTERE" pelo termo português "ABUTRE" , um ave similar ao URUBU comedor de carniça ou carne podre e corrompida.

Tive a idéia lembrando da música do Chico Science ao iventar o verbo "URUBUSERVANDO", que é quando o urubu fica rondando e voando em círculos antecipando ou prevendo a morte de alguém agobizante e sofrendo!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE