"LIVROS DA COLEÇÃO VAGA LUME " que Favio Calazans foi obrigado a ler

LIVROS DA COLEÇÃO VAGA LUME

Eu DETESTAVA ser obrigado a ler isto, a começar pelo titulo, sempre preferi o termo PIRILAMPO para o inseto bio-luminoso! (Também preferia RAMALHETE ao galicismo BOUQUET de flores).

Recordo com tristeza que uma vez fui OBRIGADO a parar de ler "20 mil léguas submarinas" do Julio Verne pra ler um livreto chato e mal escrito de um escaravelho! E eu já tinha lido o "Crimes da Rua Morgue" do Edgar Allan Poe e comparava a prosa e o desenlace da trama a cada parágrafo!

E noutra vez tive de parar "Maquina do Tempo" de H G Wells pra ler um relato egocèntrico e gabola de uma caçada no mato!

Teve outra que pare de ler "Eu, Robô" de Isaac Asimov pra ler um livreto sobre um insosso passeio no mato!

E ainda tinha de escrever elogiando as besteiras destes livrinhos bobos na prova !

Minha família era de leitores vorazes e gerações passadas ao virmos de Portugal, de Coimbra, ao Brasil, colaboramos com a primeira biblioteca publica da America do Sul, em ITANHAEM o "GABINETE DE LEITURA", como eu vinha de gerações de leitores esta coleção era um castigo!

A única parte positiva deste tempo perdido (que não era nem de longe Proustinano) é que anos depois montei um curso de como ensinar a gostar de ler devido a meu trauma de infância com esta coleção entediante !zans

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE