Tsukumogami

"( Espírito do artefato ) É um tipo de espírito japonês, de acordo com o Tsukumogami-emaki, tsukumogami são originários de itens ou objetos que tenham atingido o seu 100º aniversário e assim tornar-se vivo e consciente. Qualquer objeto desta idade, de espadas a brinquedos, podem se tornar um tsukumogami. Tsukumogami são considerados espíritos e seres sobrenaturais, ao contrário de itens encantados.
Tsukumogami varia radicalmente de aparência, dependendo do tipo de item que originou, bem como as condições de como o item estava. Alguns tsukumogami originaram-se de lanternas de papel ou sandálias quebradas, podem ter lágrimas escorendo dos olhos e dentes afiados, dando assim um rosto horrível. Outros de terços de oração ou xícaras desgastado, podem apenas manifestar rostos, dando uma aparência amigável e calorosa.
Apesar de grandes, os tsukumogami são inofensivos e muitos deles ocasionanalmente tendem a pregar peças em vítimas inocentes, como mostrado na Otogizōshi eles têm a capacidade para a raiva e se unem para vingar-se daqueles que os inutilizaram ou os jogaram fora sem pensar. Para evitar isso, até hoje algumas cerimônias Jinja, como o Kuyou Hari, são realizadas para consolar itens quebrados e inutilizáveis.
Diz-se que os itens modernos não podem tornar-se tsukumogami, a razão para isto é que tsukumogami seriam repelidos pela eletricidade. Além disso, alguns itens modernos não são utilizados por mais de 100 anos o que é necessário para um artefato ganhar uma alma.
Embora geralmente considerados como seres míticos ou lendários, quase todos os tsukumogami foram uma produção artística, criados no período Edo. O artista mais popular é Toriyama Sekien, mas outras inúmeros artistas acrescentaram suas próprias criaturas à lista de tsukumogami. As narrativas populares sobre tsukumogami são raras, mas existem em algumas lendas."

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE