O RISCO DA SUPERSIMPLIFICAÇÃO REDUCIONISTA MANIQUEÍSTA BINÁRIA- Flávio Calazans

O RISCO DA SUPERSIMPLIFICAÇÃO REDUCIONISTA MANIQUEÍSTA BINÁRIA- palavras-de-ordem como (Ou vc é "nós" ou vc é "eles". Tertium non datur.) são como o "Duplipensar" ou "novilíngua" denunciados no livro "1984" , a "Dialética" de Stalinistas cometia esta falácia (no ORGANON ou Lógica de Aristóteles falácia denomina um raciocínio errado com aparência de verdadeiro) .

Stalinistas unem o Materismo Histórico ao Materialismom Dialético e declaram ser o momento de opor-se e de destruir, um pensamento por exclusão denunciado pelo Judeu GLUCKSMAN da Sorbnonne (Nouvelle Philosophye) )cujo pai morreu sob o Nazismo em Auschwitz e ele e a mãe sobrevivaram para ser presos num POGROM Comunista e a mãe morrer no Gulag Siberiano, o sobrevivente Andre Glucksmann vivenciou este Tertium non datur, ele próprio vivo é a terceira opção! )

A primeira formulação conhecida foi o princípio da não-contradição, de Aristóteles, aprimorada por Parmênides e REVOGADA pela "Lógica Paraconsistente" de Newton Costa, de quem tive a honra de ser aluno em curso de extensão e cujos livros guardo com apreço!

Devido ao princípio da identidade particionar o universo em exatamente duas partes (TEI GI do tao-Te-King de Lao tse) , ele cria uma dicotomia na qual as duas partes são "mutualmente exclusivas" e "mutualmente exaustivas".

Deste entendimento infere-se ser princípio da contradição meramente uma expressão do aspecto mutualmente exclusivo dessa dicotomia, e o princípio do terceiro excluído é uma expressão desse aspecto mutualmente exaustivo.

Outrossim, embora em certas Epistemologias de Ciências Duras Uniparadigmáticas aplique-se, variáveis intervenientes das ciências complexas ou Transdisciplinares inter-paradigmas (Thomaz Kuhn) apresentam campos de DIALÉTICA SERIAL como aplicar a Matemática de Matrizes multiplas. Este é o caso das Ciências ditas Humanas.

Ao desenvolver meu Paradigma Revolucionário Transdisiplinar da BIOMIDIOLOGIA tive de fazer recurso a esta Epistemologia -

Desde o Século XVIII os Professores Doutores do Leste Europeu praticam a divisão do conhecimento em duas grandes áreas:

-Ciências da Natureza (Naturwissenschaften) cujos métodos são EXPLICATIVOS (Erklärung), como a Física, Biologia e BIOFÍSICA (vida influenciada pelas forças da natureza, do ambiente, ecossistema, vida reagindo a estímulos de ondas de luz-óptica, ou ondas sonoras-acústica, ou radiação).

-Ciências do Espírito (Gemeinenwissenschaften) cujos métodos são da COMPREENSÃO (Verständnis); a interpretação (Hermenêutica) dos signos (Semiótica) culturais, psico-antropológicos, a linguagem da Arte e Mídia-Comunicação (Midiologia).

A BIOMIDIOLOGIA surge como uma das inovadoras disciplinas cuja proposta é o cruzamento heurístico entre ambos os paradigmas: Naturwissenschaften (BIO) e Gemeinenwissenschaften (MIDIOLOGIA), entre as metodologias de critérios EXPLICATIVOS (Erklärung) dedutivos ou indutivos, e metodologias de critérios da COMPREENSÃO (Verständnis) hermenêuticos e semiótico-adbutivos, assim colaborando com mais um pequeno passo na direção da construção coletiva de uma "Transdisciplinariedade", vislumbrado por estarmos "sobre os ombros de gigantes" que nos antecederam citados no decorrer deste texto e na bibliografia ao final.

Este post foi a primeira vez que discodei totalmente do texto do Gustavo Aguiar, ambas USA e URSS eram FEDERAÇÕES e eu acredito que a organização politica de um povo educado e cultivado seria algo na direção da CONFEDERAÇÃO HELVÉTICA de municipios livres e autogetão! Reciorde que a ordem internacional dos Estados-Nação não tem nenhuma unidade centralizadora! Tribunais como Haya são de força MORAL !

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE