Postagens

Mostrando postagens de Setembro, 2012

PAULO COELHO:O Mago Multimídia - Um Mago do Marketing

Imagem
A pedidos, posto este texto muito antigo, resenha de um mestrado acadêmico.

PAULO COELHO:O Mago Multimídia - Um Mago do Marketing

Em 2000, Sérgio Bars defendeu uma dissertação de mestrado na área de Comunicação e Mercado na Faculdade Cásper Líbero, São Paulo, cujo título era "Paulo Coelho: Mito e Mercado"; e das informações recolhidas por Bars cabe resumir aqui alguns tópicos.

Bars inicia citando a medalha de Cavaleiro da Legião de Honra da França recebida por Paulo Coelho das mãos do presidente da França Jacques Chirac, para daí retroceder a 24 de agosto de 1947, quando nasce o "Mago Pós-Moderno", mesmo dia do aniversário do argentino Jorge Luiz Borges, que Coelho alega ser seu Guru Literário.

Paulo Coelho esteve internado no Hospital Psiquiátrico do Rio de Janeiro -Casa de Saúde Doutor Elias, e passou três anos no segundo grau, não conseguindo terminar os estudos sem que a família pagasse para formar-se (p.18 da dissertação); e esteve em hospícios por três ve…

Publicidade na CARNE

Imagem
A cada vez que pensamos que a publicidade extrapolou seus artifícios e truques para usar o consumidor, somos surpreendidos com uma nova torpeza! E desta vez uma marca abusa do corpo da consumidora para promover-se, com bancos com relevos que deixam marcas na pele das moças que sentem nestes bancosalguns minutos para descansar, divulgando a marca sem o consentimento delas, marcando, mesmo que provisóriamente, sua carne !! Ora, é um abuso extremo e exploração do corpo como suporte de mídia gratuito, furtado pois sem consentimento, e ainda se diz "criativo", "marketing ação de guerrilha", ou "mídia alternativa" e outras baboselas e falatórios para teorizar o abuso e justificar o injustificável !! ...Comprar roupas com logo impresso ostensivo por livre arbítrio e exibicionismo é uma coisa, todavia este recurso isto não é consensual !! Total falta de ética e de respeito.