Freud versus Jung

Enormes são as diferenças entre a Psicanálise Freudiana onde tudo é sexo reprimido, e a abordagem de Jung da Psicologia Analítica onde há niveis de incosciente chegando a um "Inconsciente Coletivo" povoado de "Arquétipos" como as grandes narrativas épicas (Iliada, Eneida, Beowulf, Mahabarata etc) ou contos de fadas ou caretas do taro (velho sábio, amante sedutora, tolo-louco, etc) ou mesmo divindades (o garoto no canto da sala de aula com seu celular e joguinhos meio feioso seria um Hefestos-Vulcano dominando tecnologias e ficando rico para casar com a bonitona Afrodite-Vênus mesmo sendo corneado pelo fortão personal-trainer ARES-MARTE, etc).
O diretor autoral de cinema canadense David Cronenberg (Videodrome, EXistenZ, Scanners, Crash, A mosca etc) aborda o conflito de Freud e Jung no filme "Um método Perigoso" sobre a primeira paciente de Jung e seu relacionamento da "histeria" anal-sado-masoquista dela (com duas cenas de surras nas nádegas filomadas com a maturidade de Cronedmberg e muito bom gosto estético , podia facilmente cair no erótico mas ao mostrar ambos se olhando no espelho e se auto-analisando durante o fetiche mostram a atenção cerebral de analista e analisada). Cronemberg mostra Freud desmaiando ao ser confrontado por Jung (o que ocorreu duas vezes) e o amadureciomento da analisada desde internada aos 19 anos , que cursa medicina, torna-se psicologa e de volta a Rússia funda a famosa "Creche Branca" de Moscou, mas este desdobrar o filme não chega a nos apresentar. Outro filme , ganhador do GLOBO DE OURO , "The Soul Kepper" (Uma jornada da Alma) aprofunda a relação ousada onde analista e analisada chegam a se tornar amantes, e ao ser fuzilada pelo Exército Vermelho de Stalin num pogrom (e por ter tratado na creche um dos filhos bastardos de Stalin) no momento da sua morte com sua filha (o marido foi executado antes) Jung acorda no outro lado dos alpes chorando e sabendo da morte dela, a intuição de Jung e seu contato com o inconsciente coletivo levavam a fenômenos até hoje propositalmente ignorados como a telepatia e clarividência (Jung teve pesadelos com símbolos rúnicos e sangue, prevendo o nazismo).
Assistir ambos os filmes, "Um método Perigoso" e "Uma jornada da Alma" , ambos existem em DVD no Brasil, pode ajudar a entender um pouco mais o trabalho de Jung e sua personalidade oposta em muitos termos a de Freud. Recomendo uma sessão pipoca dupla com ambos os filmes. - Dois filmes que mostram a relação de Jung com sua primeira paciente (e amante) Sabrina Spielrein, pioneira da Psicologia infantil e criadora da famosa "Creche Branca" de Moscou

Comentários

  1. O nome da paciente era Sabrina Spielrein.

    ResponderExcluir
  2. Dois filmes que mostram a relação de Jung com sua primeira paciente (e amante) Sabrina Spielrein, pioneira da Psicologia infantil e criadora da famosa "Creche Branca" de Moscou

    ResponderExcluir
  3. Dois filmes que valem a pena ver, instigantes e questionadores.

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog ! Estou descobrindo agora ! É um privilégio participar de seu pensamento, vc é uma das raras pessoas com conhecimento, talento,cultura e capacitade para fazer análises e nos mostrar uma visão "diferente" do cotidiano. Um abração ! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Louis, é sempre bom uma palavra de reconhecimento vinda de um amigo culto e viajado como vc ! Obrigado pelas tres décadas de amizade !

      Excluir
  5. ‎"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana."

    Carl Jung

    ResponderExcluir
  6. Musica do final do filme SOUL KEPPER - cortesia do Louis Ferreira -
    http://www.youtube.com/watch?v=o4wavbmos_o&feature=player_detailpage

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

DOUTOR ESTRANHO na coleção de historias em quadrinhos de Flávio Calazans

"Pátria Armada: Visões de Guerra" tem lançamento com quadrinho de Flavio Calazans