Intelectual - Meu Pai sempre diz - SEJA COMO CLEMANCEAU - FLAVIO CALAZANS

A palavra "INTELECTUAL" foi usada pela primeira vez em França, nos finais do século XIX, durante o caso Dreyfus para descrever aqueles que se batiam ao lado de Dreyfus (chamados de Dreyfusards) : Émile Zola, Octave Mirbeau, Anatole France.... O termo "intelectual" como substantivo em francês é atribuído a Georges Clemenceau em 1898, ele próprio um proeminente defensor de Dreyfus.

Intelectual é aquele "dedicado de preferência ao cultivo das ciências e das letras." Como se houvesse uma necessidade de justificar a sua presença e ação; como se o próprio contexto se resistisse a conviver com ele; como se o mesmo princípio que o define, o de ter a coragem de dizer "não", acabasse caindo encima dele.

Um intelectual é uma pessoa que usa o seu "intelecto" para estudar, reflectir ou especular acerca de idéias, de modo que este uso do seu intelecto possua uma relevância social e coletiva.
Georges Benjamin Clemenceau (Mouilleron-en-Pareds, 28 de Setembro de 1841 — Paris, 24 de Novembro de 1929) foi um estadista, jornalista e médico francês.

A este político irreverente devem-se a queda de seis governos e a demissão do presiden...te da república, o que lhe conferiu o título de "o tigre".

Georges Clemenceau foi o fundador do jornal La Justice, um periódico de tendência radical, que aumentou consideravelmente a sua influência política. Em 1897 foi o responsável pela publicação de L'Aurore, onde o escritor francês Émile Zola lançou "J'accuse" a propósito do "Caso Dreyfus".

"A guerra ! É uma coisa demasiada grave para ser confiada aos militares." Clemamceau.

"Um homem que não seja um socialista aos 20 anos não tem coração. Um homem que ainda seja um socialista aos 40 não tem cabeça." Clemamceau.


Meu Pai diz desde que sou criançinha pra ser toda minha vida UM TIGRE como Clemanceau, que foi enterrado de pé !

Comentários

  1. "Vou governar para as pessoas humanas, sobretudo para as pessoas humanas!" - Dilma
    .
    Tucanos são aves (frango a passarinho) pessoas não-humanas do Partido Verde é tudo vegetal, salada, a gente pica em pedaçinhos, torcedores do Palmeiras (Palestra gloirioso) são POICO, fazemos BACON deles, torcedores do Santos são peixes, a gente os frita, o resto a gente faz Soylent Green e distribui no Bolsa Família (ver Charleston Heston + Soyllent Green no google, meus PeTizes !).

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Tudo o oposto do que vc acabou sendo , não é ?

      Excluir
  3. eu conheci o ditado diferente: um homem que não é um socialista aos 18 anos não tem coração. o que não é um liberal aos 40 não tem cérebro!
    Bernard Shaw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que Clemnanceau disse antes do Bernardinho..

      Excluir
  4. Shaw é cronologicamente posterior a Clemanceau ?

    ResponderExcluir
  5. Cada um defende a sua classe somos socialistas quando somos jovens porque ainda temos ideais ao chegar aos 40 nos tornamos liberais por nossa preguiça física e intelectual começa nos definir como aqueles que não podendo mudar o mundo não quer que outros o façam hahahaha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog