Mario de Almeida Alcantara

MARIO DE ALMEIDA ALCÂNTARA.

O professor falecido no “Dia do Professor” : 15 de outubro de 1958.

(Perfil escrito por seu neto , Professor Flávio Mário de Alcântara Calazans, aos 9 de outubro de 2007, Terça feira, a pedido da estudante Janete Bassalobre, mestranda em Educação pela UNISANTOS, escrevo este depoimento, assumidadamente incompleto e lacunoso, em grande parte baseado no testemunho pessoal e na memória oral, tradição não escrita transmitida pela família ao contar a história do Brasil por meio da história de nossa família.)
.
Homenageado com nome de escola : u.m.e. “Prof. Mário de Almeida Alcântara” rua mansueto pierotti, nº. 75, cep: 11.010-270. bairro valongo - santos - SP telefone: 13- 3219.3475.



MARIO DE ALMEIDA ALCÂNTARA nasceu em Caravelas, no estado da Bahia, em 12 de setembro de 1899, como de costume na época seu nascimento foi festejado com rojões e fogos de artifício, filho de HERMENEGILDO SOARES de ALCANTARA e MARIA ERNESTINA ALMEIDA ALCÃNTARA



A todo ano na SAFRA DA BALEIA (marés frias de junho a outubro) acompanhava a família para BARRA DE CARAVELAS, vilarejo onde seu pai exercia a atividade de ARMADOR com frota de barcos na pesca da Baleia manual (como descrito no livro MOBY DICK) cujas barbatanas e óleo eram enviados a capital nacional, o RIO DE JANEIRO; o vilarejo era cercado de frondosos tamarindeiros e chapeis de sol tinha 3 fileiras de casas e uma areia branca muito fina igual a da praia do Gonzaga, lá com seu irmão mais velho arrastava rede de camarão, pescava bagre e siri, depois dos meses de safra a familia retornava a cidade de Caravelas.

Após o falecimento de seu pai, a matriarca “Yayá” (Maria Ernestina Almeida Alcântara) sendo para uma mulher impossível naquela sociedade patriarcal administrar uma frota de pesca , frente a previsível derrocada financeira , reúne todos os filhos durante o velório para uma única e última foto, e em sofrimento entrega seus quatrorze (14) filhos para serem criados por tia e primas espalhando-os por todo o Brasil, tendo MARIO DE ALMEIDA ALCÂNTARA vindo para Santos em 1908, aos 9 anos de idade, onde estudou no Colégio Santista, e do primeiro ao último ano obteve sempre o PRIMEIRO LUGAR em nota e assiduidade, de 1913 a 1916.


Adolescente ainda, mal terminado o ginásio santista, com 17 anos, devido a sua cultura geral e seriedade, seu amor ao estudo e aos livros, sua erudição incomum para a idade, foi convidado por “Antonio Bento de Amorin” a organizar e lecionar as aulas da “SOCIEDADE UNIÃO OPERÀRIA”, onde trabalha arduamente e demostra empenho e dedicação notáveis como educador e conselheiro dos alunos.


Em 1917 ingressa em São Paulo –Capital – no “MACKENZIE COLLEGE”, curso preparatório, e em 1918 é aprovado e inicia “ENGENHARIA CIVIL”, em curso em inglês cujo diploma era sujeito a UNIVERSIDADE DE NEW YORK ; já no segundo ano completa o ciclo de disciplinas que o habilita como “ENGENHEIRO TOPÓGRAFO”; no “MACKENZIE COLLEGE” fundou o “CENTRO HORÁCIO LANE” e a seguir foi indicado como ORADOR oficial no “PRIMEIRO CONGRESSO ACADEMICO DE SÃO PAULO” evento organizado por diversos centros academicos universitarios de São Paulo

MARIO DE ALMEIDA ALCÂNTARA. trabalhou sempre para custear seus estudos inclusive colaborando na Biblioteca do Mackenzie devido a sua familiariedade com livros e suas longas horas na biblioteca estudando por não poder comprar os livros. Sua única compra pessoal quando estudante foi uma gravura em alto relevo banhada a prata com a cena bíblica do “Filho Pródigo” que manteve por toda sua vida na cabeceira de sua cama como inspiração a servir a quem necessita de ajuda, e frequentemente citava o filósofo chinês Confúcio : - “Não dê o peixe ao homem, ensine-o a pescar”, seu dístico docente, seu lema sempre repetido por sua filha também professora e bibliotecária.

Em 1922, engenheiro civil e engenheiro topógrafo aos 23 anos retornou a Santos a convite de “Porchat de Assis” para integrar o corpo docente da “Associação Instrutiva José Bonifácio” ; professor Catedrático de Matemática por toda sua vida, lecionou “MATEMÁTICA COMERCIAL” e “MATEMÁTICA FINANCEIRA” por cerca de 30 anos, muitas vezes foi “DIRETOR- PRESIDENTE” da “Associação Instrutiva José Bonifácio” (na avenida conselheiro nébias esquina com a rua marechal pego junior ).


Em 18 de março de 1935 foi nomeado professor de Matemática do Colégio Canadá onde permaneceu até 1944, quando foi surpreendido ao ser desligado a força de “concurso”, cujos nomeados da Capital cumpriam tempo e pediram transferência de volta a Capital, logo depois ao ser chamado a reassumir até outro “concurso”, recusa-se por motivo de honra dando exemplo de dignidade e caráter a seus alunos e colegas docentes.

Também de 1935 a 1944 foi professor da cadeira de “PORTUGUÊS” mantida pela “SOCIEDADE HUMANITÁRIA DOS EMPREGADOS DO COMÉRCIO” no Ginásio do Estado .

A convite de “Pedro Mazzoti” e “Dantas Barreto” foi orador oficial do ato de inauguração do PRIMEIRO SINDICATO fundado em Santos, o “SINDICATO DOS PORTUÁRIOS.”.

Em 1926, como Presidente da “Associação Instrutiva José Bonifácio” concedeu bolsa de 50% de desconto aos filhos de todos os trabalhadores associados a sindicatos.

Fundou o “SINDICATO DE ENSINO PRIMÁRIO E SECUNDÁRIO de SANTOS”.

Foi amigo pessoal do filósofo italiano “PIETRO UBALDI”, com quem reunia-se para debates que adentravam a madrugada após jantares, questões que trespassavam o infinito matemático e a filosofia ética espiral de Ubaldi, tinha todas as obras de Pietro Ubaldi autografadas com dedicatórias (todas destruidas por uma infiltração de água e conseguinte praga de cupins que devastaram os 5 mil volumes da biblioteca da família, incluindo os diversos volumes da Coleção de Selos, hobbie de FILATELIA praticado desde a infância por Mário Alcântara, cuja coleção era considerada pelos filatelistas como a mais completa de Santos) .


Eleito Vereador pelo PSP- “PARTIDO SOCIAL PROGRESSISTA” no PRIMEIRO legislativo após o re-estabelecimento do Regime Constitucional , mandato de 1948 a 1951; sendo o autor do “PRIMEIRO REGIMENTO INTERNO da CÂMARA DE VEREADORES DE SANTOS”, onde posteriormente foi eleito “PRESIDENTE DA CÂMARA LEGISLATIVA”.

Em 22 de janeiro de 1952 recebe a distinção de ser membro honorário da Sociedade Humanitária dos Empregados do Comércio de Santos poir seus relevantes serviços prestados.

Em 1953 o Governo da Itália Diploma Mário Alcântara com a “COMENDA DE CAVALHEIRO DA ORDEM DA CRUZADA DE CRISTO”, passando a Ter o direito ao título de “COMENDADOR MARIO DE ALMEIDA ALCÂNTARA.” , titulação muito importante na época., mas que por modéstia jamais usou.

O CONSELHO FEDERAL DOS ECONOMISTAS PROFISSINONAIS , orgão de classe dos economistas do Brasil, concedeu ao Professor Mário de Almeida Alcântara o DIPLOMA de ECONOMISTA , passando a Ter o direito de usar o título de ECONOMISTA.

Foi Vice-Presidente da “ASSOCIAÇÃO SANTISTA DE ESPORTES ATLÉTICOS”, e por 3 anos consecutivos presidente da “ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA AMERICANA”, era torcedor do São Paulo Futebol Clube da Capital (o Tricolor).

Autor do projeto de lei que isentou de impostos os imóveis de Associações Esportivas em Santos.


Praticando o Hobbie da FILATELIA, mantinha correspondência com colecionadores de selos de todo o mundo e mantinha uma imensa coleção de selos de vários volumes, tendo inclusive coletado e classificado os selos do Brasil em seus álbuns desde o OLHO DE BOI e OLHO DE CABRA até os lançados próximo a seu óbito em imensa coleção de diversos álbuns cuja coleção era considerada pelos filatelistas como a mais completa de Santos.

Escreveu um livro de matemática, grosso manuscrito que não pode ser publicado por nenhuma editora Ter conseguido encontrado um desenhista capaz de executar os gráficos propostos e demonstrados, permanecendo inédito e posteriormente destruído por cupins na perda da biblioteca da família.

Em junho de 1954 passa a fazer parte como associado do Clube XV, primeiro clube social de modelo inglês no Brasil, cujos eventos, jantares, bailes e festividades juninas ou matinês de carnaval sempre frequentava com a família por muitos anos antes.

No REQUERIMENTO Número 841 de 1953, assinado por ATHIÊ JORGE COURY da Cãmara de Vereadores, consta: “O Professor Mário de Almeida Alcântara , figura de relevo na sociedade santista, exerce o magistério desde sua moçidade, foi vereador tendo exercido a Presidência da Câmara Municipal , destacou-se pela retidão de seu caráter fazendo-se admirar pelos trtabalhos executados naquele legislativo.”

E foi o Criador do “CURSO DE MADUREZA” no Instituto Municipal de Comércio onde adultos estudavam em horário diferenciado para obter diploma e qualificação .


Membro do grupo FUNDADOR do “CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS” a PRIMEIRA escola de NIVEL SUPERIOR do litoral do Estado de São Paulo, onde foi DIRETOR de 1936 a 1939, 1941 a 1948 e de 1949 a 1955.

(Faculdade PIONEIRA cujo nome foi mudado por decreto federal para “FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS E COMERCIAIS DE SANTOS” e encampada pela mantenedora SOCIEDADE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO que passa a mudar a data de sua fundação para a data de encampamento de modo a talvez inocente e involuntáriamente fazer parecer historicamente que a Faculdade Católica de Direito teria sido a primeira faculdade de Santos, embora com a melhor das intenções cristãs, talvez agindo assim poderia estar induzindo em erro todos os pesquisadores da história da educação em Santos, o que ainda pode ser corrigido com pesquisas que resgatem a verdade histórica com datas e recortes dos jornais além de documentos oficiais da Prefeitura e do Legislativo) .

Amplamente registrado em jornais de Santos e de São Paulo –Capital, a perseguição à primeira faculdade de santos pode ser reconstituída a luz de missivas do Professor Mário de Almeida Alcântara e da história pública registrada nas publicações dos jornais como A TRIBUNA de Terça feira, 2 de abril de 1957:

“Em 1955, quando o sr Mário Alcântara era presidente da associação, surgiu um “CASO” com d. Nair Fortes Abud que tem a seu cargo tudo quanto diz respeito ao ensino superior, desde então esta senhora passou a fazer as mais absurdas exigências (...) Não há dúvidas de que forças “ocultas” trabalharam pelo fechamento da faculdade, pois a própria d. Nair Fortes Abud por tres vezes sugeriu que vendessemos a instituição”.

Em reportagem do jornal O DIARIO de santos (recorte sem data) João Negreli defende-se do decreto presidencial que cassou o funcionamento da faculdade afirmando que dos 24 professores apenas 3 não estão regularizados por não terem enviado um trabalho de sua autoria da disciplina lecionada ao MEC, sendo dois deles substitutos de dois professores recém falecidos.

A Tribuna de 28 de março de 1957 o inspetor federal Dr Roberval Roche Moreira explica-se : “afirmando sua estranheza por este desfecho, justamente agora que a faculdade se apresentava como nunca otimamente organizada, muito bem instalada, com um indice crescente de matrículas e com seu corpo docente quase que totalmente regularizado (...) o processo existente no Ministério Público estaria eivado de mentiras e de informações injustas, inclusive telegramas que jamais chegaram a seu destino- a caracterizar perfeitamente que agentes estranhos teriam sido os instigadores desse processo e desse desfecho”.

A Gazeta, são Paulo, Quarta feira 3 de abril de 1957 : “GRAVE ERRO O FECHAMENTO DA FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS E SOCIAIS DE SANTOS ”

A Tribuna Sexta feira, 5 de abril de 1957, o advogado e Prof. Clóvis Pereira de Carvalho , presidente da Sociedade dos Amigos da Cidade participa de audiência no Rio de Janeiro pleiteando a reabertura do faculdade.

A Tribuna Domingo, 31 de março de 1957, depoimentos de autoridades contra o decreto de fechamento, onde reitera-se que os docentes usados como justificativa do fechamento são plenamente qualificados como bacharéis em Direito e em Economia.

A Tribuna 14 de abril de 1957, o Presidente da República Juscelino Kubitschek revoga o seu próprio decreto n 40.986 de 20-2-1957, do fechamento que tanto abalou o prestígio da Faculdade e no ano seguinte culminou com seu encampamento por mantenedora confessional.

Em carta ao presidente do Centro Academico Visconde de São Leopoldo da FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS E COMERCIAIS DE SANTOS, Alberto E. Levy, de 30 de janeiro de 1958, com cópia ao presidente da associação Instrutiva José Bonifácio, João Guido Negrelli, Mário Alcântara explica Ter sido empossado em 10 de março de 1941, e transcorridos 25 anos pela legislação em vigor adquirira estabilidade vitalícia; o que a nova mantenedora “Visconde de São Leopoldo” das Faculdades Católicas presidida pelo Bispo Diocesano da Igreja Católica Apostólica Romana, interessado em adquirir a faculdade, exigia ser desconsiderado ;
“Neste longo período, servindo com diligencia e amor a causa do ensino, encaneci e me dessorei, sem outra compensação que a intima satisfação de dar vida a um ideal.. presumo de bom alvitre para mim mesmo declarar que , se preciso for, estou disposto a renunciar a cátedra, a não pleitear em juizo manutenção de posse e reintegração, sob a condição de me serem indenizados os 25 anos de magistério .É bem de ver-se que este tempo de serviço é patrimonio que não me pertence, mas unicamente a minha familia...agora que a mocidade de nossa terra acorre para a Faculdade cuja semente plantei, cujo cerne alimentei, vejo-a, impotente, na iminencia de fenecer ou de ser transplantada para outra horta, onde dará frutos optimos que certamente outros colherão. Quanto a mim, resta-me a amargura de lembrar o suor e as penas sofridas, aquele que tive de verter e estas que tive de suportar resignadamente, é este, amigo meu, o aspecto que se pode apanhar aqui, ali e acolá no mapa geral deste nosso planeta que espera por cristianização, e formulando votos para que tudo termine bem, com Jesus que ama a todos e perdoa a todos”.

MARIO DE ALMEIDA ALCÂNTARA -falecido de enfarte a 15 de outubro de 1958 (Dia do Professor), dez meses após redigir esta carta, sua viúva doou todos os livros didáticos, dicionários, enciclopédias e livros de filosofia, religiões, matemática e ciências de sua imensa biblioteca particular a inúmeras instituições de ensino santistas.



MARIO DE ALMEIDA ALCÂNTARA Era irmão de: Armando de Almeida Alcântara (casado com Jaci Martins Alcântara , a “Sinhá”) , Alvaro Almeida Alcantara (casado com Josefina Lazoli Alcantara), Otacilio Almeida Alcantara (casado com Lucia Ramos Alcantara) , Alferinda Alcantara dos Santos (casada com Gumercindo dos Santos), Almiro, Nilo, Aura e Diná (residentes no Rio de Janeiro) e Aurelindo Alcântara (residente na Bahia) , todos com famílias numerosas , MARIO DE ALMEIDA ALCÂNTARA tinha inúmeros sobrinhos.


MARIO DE ALMEIDA ALCÂNTARA casado em Itanhaem com JURACI DE ANDRADE ALCÂNTARA, nascida em Santos dia 29 de julho de 1909, falecida em santos em 14 de setembro de 1998, filha de “Coriolano de Andrade”, de Itanhaem, que lutou na Guerra do Paraguai e retornou ferido por mordida de animal peçonhento, quando convalescia teve seu retrato pintado por seu primo Benedito Calixto (tela a óleo hoje extraviada), nomeado em 1 de abril de 1902 Guarda Fiscal da Recebedoria de Rendas de Santos, casado com “Emília Conti” ( Ou Felicitá Conti) nascida em Turim, Itália, em 25 de dezembro de 1893, filha de Aquilio Conti e Ana Gavosto, italianos.

JURACI DE ANDRADE ALCÂNTARA, irmã de : Coriolano, Sergio, Maria Emília, Iraci, Emília, Narciso, Marilia e Dirceu, com inúmeros sobrinhos..Juraci é descendente direta de Manoel Afonso Gaya, Juiz de Direito em Itanhaem em 1630, em Itanhaem a família Andrade residia na casa ao lado esquerdo da igreja, oposto ao lado da praia, onde posteriormente foi estabelecido o restaurante “Caçulinha” (a linha férrea inglesa desapropriou o quintal cortando uma figueira centenária cuja muda tinha sido trazida de Portugal por uma distante ancestral e cuja perda faz parte da história oral da família até hoje), e na cidade de Itanhaem desde a época colonial foi estabelecida a primeira biblioteca pública talvez do continente americano, o “GABINETE DE LEITURA”. Juraci nunca passou um dia de sua vida sem praticar leitura até avançada idade, hábil cozinheira e costureira com domínio das “prendas domésticas” embelezando roupas e toalhas com trico e crochet, possuidora de muita cultura geral advinda das leituras e do amor aos livros e uma sabedoria de dizer muito falando pouco.




####################################################

MARIO DE ALMEIDA ALCÂNTARA nascido a 12 de setembro de 1899 e falecido de enfarte a 15 de outubro de 1958 (Dia do Professor).




;)



"A única coisa necessária para o Triunfo do Mal é as pessoas de bem não fazerem nada" – (Edmund Burke, 1729-1797).

"Tome partido. Neutralidade ajuda o opressor, nunca a vítima. Silêncio encoraja o torturador, nunca o torturado" –(Elie Wiesel).

"O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons" – (Martin Luther King).

“Na Alemanha Nazista eles primeiro vieram buscar os comunistas e eu não falei nada porque eu não era comunista.
Então eles vieram buscar os judeus e eu não falei nada porque eu não era judeu.
Então eles vieram buscar os sindicalistas e eu não falei nada porque eu não era sindicalista.
Então eles vieram buscar os católicos e eu não falei nada porque eu era protestante.
Então eles vieram me buscar – e a esta altura já não havia mais ninguém para falar nada.” – (Pastor Martin Niemoller).

"Quem não pune o mal, ordena que se pratique o mal (chi non punisce il male, comanda che si facci)"- (Leonardo da Vinci).

“QUEM CALA, CONSENTE.” (provébio popular).

“Os lugares mais negros no inferno são reservados para aqueles que mantém sua neutralidade em tempos de crise moral” -(Dante Alighieri, 1265-1321).

“Não faças aos outros o que não gostaria que te fizessem”-(Bíblia Sagrada, Mateus: Capítulo 7, Versículo 12).

"Porque não há futuro para quem faz o mal e a lâmpada dos maus se apagará." (Bíblia Sagrada, Provérbios 24,20).

"É possível enganar todas as pessoas por algum tempo, ou enganar algumas pessoaspor toda a vida, mas não é possível enganar a todas as pessoas para sempre."(Abraham Lincoln, ex-presidente dos EUA).

"A mentira tem perna curta".

"Quando a verdade é substituída pelo silêncio, o silêncio é uma mentira" Eugeny Yevtuchenko .

"De tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a rir-se da honra, desanimar-se da Justiça e ter VERGONHA de ser honesto !" – (Ruy Barbosa).

"...É triste não ter amigos? Ainda mais triste é não ter inimigos, porque, quem não tem inimigos, é sinal de que não tem: - Nem Talento que faça sombra, nem Caráter que impressione, nem Coragem para que o temam, nem Honra contra qual murmurem, nem Bens que lhe cobicem, nem coisa alguma que invejem..." (Voltaire).

"Não concordo com uma palavra sequer do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-las”.-( Voltaire).


“Toda sociedade honra seus conformistas vivos e seus contestadores mortos”. (Mignon McLaughlin).

"A vida é combate. Que aos fracos abate. E aos fortes, aos bravos. Só faz exaltar". -I juca pirama. (Gonçalves Dias).

"O que não me mata, me torna mais forte!"(Nietzsche).
Na peca ¨O Sonho¨, de August Strindberg a filha (Ines) pergunta ao pai: "-Pai, por que as flores crescem melhor no estrume?
Ele responde: -Crescem melhor porque tem horror a ele e querem se afastar cada vez mais".

“O Inferno são os outros". Jean-Paul Sartre na peça teatral "Entre quatro paredes".

"Podes fugir dos outros, mas não de si mesmo". Sêneca (4a.C - 65), filósofo nascido em Córdoba que viveu em Roma e foi preceptor do imperador Nero. Depois de desagradá-lo, teve de cortar os pulsos.

"Miserrimi quippe este ingenii semper uti inventis et nunquam inventiendis" -(miserável é o espírito que só trabalha graças às descobertas dos outros e não sabe ele próprio descobrir). Santo Antão.

“Há duas coisas infinitas: o Universo e a tolice dos homens”. (Albert Einstein).

“A irreverência é a campeã da Liberdade se não sua única defensora”. (Mark Twain).

“A vida é uma tragédia quando vista de perto, mas uma comedia quando vista de longe”.(Charlie Chaplin).

“Ridentem dicerce verum quid vetat ?" (O que impede quem ri de dizer a verdade?).

"Perder a alegria é a última forma de ser derrotado". (Antônio Skarmeta).

Em 1940, Churchill na hora de maior perigo da Inglaterra na Segunda Guerra Mundial, declarou que: ''A VITÓRIA PERTENCE AOS QUE NÃO ADMITEM A DERROTA". (Winston Churchill.).


MEDIOCRIDADE versus TALENTO-

Quando Winston Churchill, ainda jovem, acabou de pronunciar seu discurso de estréia na Câmara dos Comuns, foi perguntar a um velho parlamentar, amigo de seu pai, o que tinha achado do seu primeiro desempenho naquela assembléia de vedetes políticas.
O velho pôs a mão no ombro de Churchill e disse, em tom paternal: -"Meu jovem, você cometeu um grande erro. Foi muito brilhante neste seu primeiro discurso na Casa. Isso é imperdoável. Devia ter começado um pouco mais na sombra. Devia ter gaguejado um pouco. Com a inteligência que demonstrou hoje deve ter conquistado, no mínimo, uns trinta inimigos. O talento assusta."
E ali estava uma das melhores lições de abismo que um velho sábio podia dar ao pupilo que se iniciava numa carreira difícil. A maior parte das pessoas encasteladas em posições políticas é medíocre e tem um indisfarçável medo da inteligência. Temos de admitir que, de um modo geral, os medíocres são mais obstinados na conquista de posições. Sabem ocupar os espaços vazios deixados pelos talentosos displicentes que não revelam apetite pelo poder. Mas é preciso considerar que esses medíocres, ladinos, oportunistas e ambiciosos têm o hábito de salvaguardar as posições conquistadas com verdadeiras muralhas de granito por onde talentosos não conseguem passar.
Dentro desse raciocínio, que poderia ser uma extensão do “Elogio da Loucura” de Erasmo de Roterdam, somos forçados a admitir que uma pessoa precisa fingir-se de burra se quiser vencer na vida.


"Finge-te de idiota e terás o céu e a terra." (Nelson Rodrigues).

“Neste país tudo é perdoado, menos a inteligência”. (Oswald de Andrade).

臥虎藏龍 -( Wo hu cang long “ Tigre sentado; Dragão escondido [que sem se moverem, passam despercebidos]”). Este provérbio chinês descreve o recolhimento intencional de pessoas muito talentosas, mas discretas. É usado para elogiar pessoas que não gostam de exibir suas qualidades, que procuram sempre esconder a própria força dos outros.

“Bem viveu quem viveu oculto (bene vixit qui bene latuit –Bem viveu quem bem se escondeu)” -(Frase que Renê Descartes mandou escrever na lápide de seu túmulo).

“Não há nada tão terrível como a ignorância ativa”. ( Johann Wolfgang von Goethe)

"Dize-me com quem andas, e te direi quem és"

"Antes só do que mal acompanhado"

"Os cães ladram e a caravana passa"

"Talvez todos os dragões de nossa vida sejam princesas que aguardam apenas o momento de nos ver um dia belos e corajosos. Talvez todo o horror, em última análise,não passe de um desamparo que espera o nosso auxílio." (Rainer Maria Hilke, poeta, autor de “Cartas a um jovem Poeta” e ex-secretário do escultor Rodin).

“O tempo é o melhor autor: sempre encontra um final perfeito”.(Charles Chaplin).

“A glória é tanto mais tardia quanto mais duradoura há de ser, porque todo o fruto delicioso amadurece lentamente.”(Arthur Schopenhauer).

“O tempo, às vezes, tarda em dar razão a quem a tem; mas acaba por dá-la”.(Jesus Urteaga).

“A voz do intelecto é suave, mas termina por se fazer ouvir”. ( Sigmund Freud).

“Os anos ensinam muitas coisas que os dias desconhecem”.(Autor desconhecido)

“O passado fugiu, o que esperas está ausente, mas o presente é teu”.(Provérbio árabe)

“Não importa o que o passado fez de mim. Importa é o que farei com o que o passado fez de mim.”(autor desconhecido).

“A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo”.(Autor desconhecido)

“ A VINGANÇA é um prato que só se deve comer frio” (provérbio árabe).

“Há ladrões que não são castigados embora nos roubem aquilo que é mais precioso: o tempo.”(Napoleão).

“Porta-te bem "agora" sem te lembrares do "ontem", que já passou, e sem te preocupares com o "amanhã", que não sabes se chegará para ti.” (Josemaría Escrivá)

“Estude as frases que parecem certas e coloque-as em dúvida”. –(David Riesman).

Estas frases são divulgadas com o mero intuito de difusão cultural e reflexão literária entre nossos amigos, sem a intenção de ofender ou magoar a ninguém, caso o leitor sinta-se incomodado, de pronto já ANTECIPAMOS NOSSAS APOLOGIAS.

Eu somente repasso os e-mails que subjetivamente acho instigantes, elucidativos ou com curiosidades, sem necessáriamente concordar nem discordar do conteúdo, muito pelo contrário, e sim para aprender com vocês, que sabe mais o que eu e estâo mais bem informado frente a minha ignorância e desinformação, obrigado e antecipo mil desculpas caso tenho incomodado-os.

“Tudo que sei é que nada sei”. ( Sócrates, filósofo, criador da Maieutica, condenado a beber o veneno cicuta acusado de corromper os jovens).

“Conscientizar-se da própria ignorância é um grande passo para aprender”. (Disraeli).

“Quanto menos inteligente um homem é, menos misteriosa lhe parece a existência”. (Schopenhauer).

“A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original”.(Einstein).

“ EU NÃO PAGO AS MULHERES PARA FAZEREM SEXO COMIGO, EU AS PAGO PARA TER CERTEZA DE QUE IRÃO EMBORA DEPOIS!” - Jack Nicholson.

"A minha velhice é definitiva, mas a sua juventude é provisória" - Bibi Ferreira falando para os jovens no Jô 11 e meia. Não sei se é verdade, mas se for, vale a pena repassar!

“Sempre considere a possibilidade de você estar errado”. - Autor desconhecido.

Não necessáriamente concordo ou discordo das afirmações deste ou de quaisquer outros autores acima ou abaixo transcritos, apenas repasso no intuito de pesquisa científica, averiguando opinião de pessoas abalizadas e responsáveis como todos os que receberam este correio eletrônico ou e-mail, respeitosamente antecipando sempre minhas apologias caso haja algum mal-entendido.


"De todas as características que são vulgares na natureza humana a inveja é a mais desgraçada; o INVEJOSO não só deseja provocar o infortúnio e o provoca sempre que o pode fazer impunemente, como também se torna infeliz por causa da sua inveja. Em vez de sentir prazer com o que possui, sofre com o que os outros têm. Se puder, priva os outros das suas vantagens, o que para ele é tão desejável como assegurar as mesmas vantagens para si próprio. Se uma tal paixão toma proporções desmedidas, torna-se fatal a todo o mérito e mesmo ao exercício do talento mais excepcional. Por que é que o médico deve ir ver os seus doentes de automóvel quando o operário vai para o seu trabalho a pé? Por que é que o investigador científico pode passar os dias num quarto aquecido, quando os outros têm de expor-se à inclemência dos elementos? Por que é que um homem que possui algum talento raro de grande importância para o mundo deve ser dispensado do penoso trabalho doméstico? Para tais perguntas a inveja não encontra resposta. Afortunadamente, porém, há na natureza humana um sentimento compensador, chamado ADMIRAÇÃO. Todos os que desejam aumentar felicidade humana devem procurar aumentar a admiração e diminuir a inveja." (Bertrand Russell, 1872-1970 filósofo, matemático, crítico social e escritor inglês, extraído de "A Conquista da Felicidade")


O Vaga-lume e os motivos da Serpente.

Conta a lenda que uma vez uma serpente começou a perseguir um vaga-lume. O pirilampo fugia rápido, com medo da feroz predadora e a serpente nem pensar em desistir.Fugiu um dia e ela não desistia, dois dias e nada da víbora peçonhenta desistir...No terceiro dia, já sem forças, o vaga-lume parou e disse a cobra:
Vaga-lume –“Posso lhe fazer três perguntas?”.
Serpente –“Não costumo abrir esse precedente para ninguém mas já que vou te devorar mesmo, pode perguntar...”.
Vaga-lume –“Pertenço a sua cadeia alimentar ?”.
Serpente –“Não”.
Vaga-lume – “Eu já te fiz algum mal?”.
Serpente – “Não”.
Vaga-lume –“Então, por que você quer acabar comigo?”.
Serpente –“Porque EU NÃO SUPORTO VER VOCÊ BRILHAR”....Disse finalmente a serpente.

Sobre tal fábula, Pense bem:
A pessoa invejosa incomoda-se mais com o sucesso alheio do que com seu próprio FRACASSO. O brilho do outro não deve atiçar sua inveja, mas servir a você como estímulo.


O PILOTO E OS RATOS.

Um jovem piloto experimentava um monomotor muito frágil, uma daquelas sucatas usadas no tempo da Segunda Guerra, mas que ainda tinha condições de voar...
Ao levantar vôo, ouviu um ruído vindo debaixo de seu assento. Era um rato que roía uma das mangueiras que dava sustentação para o avião permanecer nas alturas.
Preocupado pensou em retornar ao aeroporto para se livrar de seu incômodo e perigoso passageiro, mas lembrou-se de que devido à altura o rato logo morreria sufocado.
Então, voou cada vez mais e mais alto e notou que acabaram os ruídos que estavam colocando em risco sua viagem conseguindo assim fazer uma arrojada aventura ao redor do mundo que era seu grande sonho...

MORAL DA HISTÓRIA:

Se alguém o ameaçar, VOE CADA VEZ MAIS ALTO... Se alguém o criticar, VOE CADA VEZ MAIS ALTO...

Se alguém tentar destruí-lo por inveja e fofocas, e por fim, se alguém o injustiçar..... VOE CADA VEZ MAIS ALTO...

Sabe por quê?
Os ameaçadores, críticos, invejosos e injustos são iguais aos ratos..... não resistem às grandes alturas!
Pense nisso...

Desejo-lhes um ÓTIMO VÔO !


.
A TESE DO COELHO

Era um dia lindo e ensolarado o coelho saiu de sua toca com o notebook e pôs-se a trabalhar, bem concentrado. Pouco depois passou por ali a raposa, e, viu aquele suculento coelhinho tão distraído, que chegou a salivar.
No entanto, ficou intrigada com a atividade do coelho e aproximou-se, curiosa:
- Coelhinho, o que você está fazendo aí, tão concentrado?
- Estou redigindo a minha tese de doutorado - disse o coelho, em tirar os olhos do trabalho.
- Hummmm... e qual é o tema da sua tese?
- Ah, é uma teoria provando que os coelhos são os verdadeiros predadores naturais das raposas.
A raposa ficou indignada:
- Ora!!! Isso é ridículo!!! Nós é que somos os predadores dos coelhos!
- Absolutamente! Venha comigo à minha toca que eu mostro a minha prova experimental.
O coelho e a raposa entram na toca. Poucos instantes depois ouve-se alguns ruídos indecifráveis, alguns poucos grunhidos e depois silêncio.
Em seguida, o coelho volta, sozinho, e mais uma vez retoma os trabalhos de sua tese, como se nada tivesse acontecido.
Meia hora depois passa um lobo. Ao ver o apetitoso coelhinho, tão distraído, agradece mentalmente à cadeia alimentar por estar com o seu jantar garantido.
No entanto, o lobo também acha muito curioso um coelho trabalhando naquela concentração toda. O lobo resolve então saber do que se trata aquilo tudo, antes de devorar o coelhinho:
- Olá, jovem coelhinho! O que o faz trabalhar tão arduamente?
- Minha tese de doutorado, seu lobo. É uma teoria que venho desenvolvendo há algum tempo e que prova que nós, coelhos, somos os grandes predadores naturais de vários animais carnívoros, inclusive dos lobos.
O lobo não se conteve e farfalha de risos com a petulância do coelho.
- Ah, ah, ah, ah!!! Coelhinho! Apetitoso coelhinho! Isto é um despropósito. Nós, os lobos, é que somos os genuínos predadores naturais dos coelhos. Aliás, chega de conversa...
- Desculpe-me, mas se você quiser eu posso apresentar a minha prova experimental. Você gostaria de acompanhar-me à minha toca?
O lobo não consegue acreditar na sua boa sorte.
Ambos desaparecem toca adentro. Alguns instantes depois ouve-se uivos desesperados, ruídos de mastigação e ... silêncio. Mais uma vez o coelho retorna sozinho, impassível, e volta ao trabalho de redacção da sua tese, como se nada tivesse acontecido.
Dentro da toca do coelho vê-se uma enorme pilha de ossos ensanguentados e pelancas de diversas ex-raposas e, ao lado desta, outra pilha ainda maior de ossos e restos mortais daquilo que um dia foram lobos.
Ao centro das duas pilhas de ossos, um enorme leão, satisfeito, bem alimentado, a palitar os dentes.
MORAL DA HISTÓRIA:
1. Não importa quão absurdo é o tema de sua tese;
2. Não importa se você não tem o mínimo fundamento científico;
3. Não importa se as suas experiências nunca cheguem a provar sua teoria;
4. Não importa nem mesmo se suas ideias vão contra o mais óbvio dos conceitos lógicos...
5. O que importa é QUEM É O SEU PADRINHO.......ORIENTADOR

"Sem produção de conhecimento, a universidade sequer se distingue da fofoca."-(Pedro Demo).

“O ensino é um método pelo qual se adquire um grau mais elevado de preconceitos” –(Laurence Peter 1919-1988 educador norte americano).



Esta mensagem, incluindo seus anexos, pode conter informações privilegiadase/ou de caráter confidencial e seu conteúdo é para conhecimento exclusivodo destinatário. O seu uso, divulgação, reprodução e/ou cópia são proibidos.
This message is intended only for the individual or organization to which itis addressed and contains confidential and privileged information. Anyretransmission, dissemination or other use of this information by anyoneother than the intended recipient is prohibited.

"Essa mensagem é destinada exclusivamente ao seu destinatário e pode conterinformações confidenciais, protegidas por sigilo profissional ou cuja divulgaçãoseja proibida por lei. O uso não autorizado de tais informações éproibido e está sujeito às penalidades cabíveis."

This message may contain confidential and/or privileged information. So, you must not se, copy, disclose or take any action based on this message or any information herein. If you have received this message in error, please advise the sender immediately by reply e-mail and delete this message. Thank you for your cooperation.

Every e-mail or website reviewed doesn't mean necessarily that we agree or disagree of the material correspondent; I review with the intention of obtaining your opinion for research ends; the signed matters are of the authors' responsibility or of the webmasters, just in case of something has offended or hurt to you, I advance my apologies-http://www.calazans.ppg.br . This alert refers the all last and future e-mails of these lists.

Underlined: this e-mail was an inoffensive game with my friends in this group without aiming at to offend anybody, if you felt offended or hurt, I advance my APOLOGIES.

All past and future e-mails in this group ever are ficticious ROLE PLAY GAME and never real.

Souligné: cet corrier eletronique était un jeu inoffensif avec mes amis dans ce groupe sans avoir l'intention à d'offenser personne, si vous le feutre a offensé ou a blessé, j'avance mes EXCUSES.

Os responsáveis são também absolutamente CONTRA toda e qualquer forma de racismo ou preconceito, seja ele racial, ideológico, religioso, sexual, etc.

Leia atentamente até o final..tudo de ficção desta lista de personagens literários ocorre sob o manto da LEI número 9610 de 19 de fevereiro de 1998 artigo 47, que autorizou Calazans a criar o personagem como auto-paródia de si próprio.

Este e-mail é um ato artístico de performance digital INTERNET ART....este é um e-mail de ficção, qualquer semelhança com fatos ou pessoas reais é mera coincidência, pois trata-se de experimento artístico de “web-art” ou arte na Internet buscando obter interatividade e resposta para fim de pesquisa..

Que Deus , a Virgem Maria e o Espírito Santo possam atender minha prece e devolver a todos que lerem esta mensagem o dobro do que desejarem a mim, Amém!

Calazans é Funcionário Público no exercício da função prestando serviço de Pesquisa, Expressão artístico-literária e Extensão na forma de difusão cultural à comunidade.

Paz!Peace!Pace!Shalom!Salãam!Paix!Paz!Peace!Pace!Shalom!Salãam!Paix!Paz!Peace!Pace!Shalom!Salãam!Paix!Paz!Peace!Pace!Shalom!Salãam!Paix!Paz!Peace!Pace!Shalom!Salãam!Paix!Paz!Peace!Pace!Shalom!Salãam!Paix!Paz!Peace!Pace!Shalom!Salãam!Paix!Paz!Peace!Pace!Shalom!Salãam!Paix!


Ievarerrerrá Hashem elokeicha Im shalom u mazal (Tradução do hebraico: Deus te abençoará com paz e sorte).

Chazack U' Baruch.(hebraico) Sê forte e abençoado!!!

.Allah Akbar (Deus é Grande).

Deus te abençoe até a décima geração.

Hello, Hola, Guten Tag, Bonjour!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE