Postagens

Mostrando postagens de Julho, 2009

Biomidiologia - 2

Nicholas NEGROPONTE do MEDIALAB -MIT propõe uma VIDA DIGITAL (no livro VIDA DIGITAL), uma vida interdependente do Ciberespaço (Willian Gibson), a Computopia-Sociedade da Informação (Yoneji Masuda), a Aldeia Global (Marshal MacLuhan), Midiosfera (Régis Debray), Hypercórtex (Roy Ascott), Noosfera da consciência do ultra-humano (Teillard de Chardin) , Quarto Bios (Muniz Sodré) etc, etc, etc.

Todas estas convergências, coincidências ou sincronicidades demonstram o acerto epistemológico da BIOMIDIOLOGIA.

Deste modo, a BIOMIDIOLOGIA é devedora e tributária do exemplo de pesquisadores cuja ousadia e coragem em desafiar preconceitos e dogmas retrógrados que eram entraves à pesquisa científica nunca podem ser esquecidos, como os Biólogos: Charles Darwin, Jacques Monod, Humberto Maturana, Rupert Sheldrake e tantos outros..n

(BIOMEDIOLOGY is a neologism of intellectual property of Flávio Mário de Alcântara Calazans and it ‘s for Author's Rights that it should always be mentioned with the refer…

Luana pergunta-Pokemon e a BIOMIDIOLOGIA

CMS - O que você tem a dizer sobre o desenho pokemón e o incidente ocorrido no Japão?

CALAZANS - Meu site tem um paper completo, resumindo muito aqui e simplificando demais, posso dizer que, Pelo NEUROMARKETING e BIOMIDIOLOGIA tais pesquisa ainda estão em andamento e seria irresponsável responder taxativamente sobre efeitos de algum estímulo subliminar, ou cairíamos no risco de cometer “reducionismo” e “supersimplificação” –erros epistemológicos graves - por exemplo, os supostos efeitos de subliminares nem sempre estão associados somente ao hipotálamo ou ao complexo límbico do cérebro , como o caso Pokemón : Terça-Feira, 16 de dezembro de 1997, 18 horas e trinta minutos, Japão; começa a transmissão do desenho animado da série “Pokemon”, o episódio intitula-se “Computer Warrior Porigon” ( Den no Usenshi Porigon) e é transmitido em rede por uma cadeia de 37 emissoras, em dezembro de 1997, ocasionando centenas de ataques epiléticos em telespectadores, Pikachu piscou o quociente taquicoscó…

Subliminar

Entrevista a Luana
CALAZANS_ : Preliminarmente, minha pesquisa em desenvolvimento há vinte anos tem por objetivo provar que NÂO EXISTEM propagandas subliminares em nenhuma mídia impressa nem eletrônica, pesquisa documentada em Mestrado e Doutorado defendidos na USP, Livre-Docência obtida na Unesp e esta pesquisa está registrada no livro “Propaganda Subliminar Multimídia” da editora Summus, sétima edição ampliada e a cores; dito isto, eu responderia hipotéticamente que alguns raríssimos pesquisadores insistiriam em afirmar que os supostos subliminares agiriam como mero “REFORÇO” de hábito de consumo condicionado e já pré-existente (Behaviorismo) , reforçando uma cognição-experiência de imagem de uma marca, estímulo este o qual faria o tal efeito aumentando o número de vezes de consumo do produto ou meramente agindo como “PUBLICIDADE INSTITUCIONAL” de uma marca ou logotipo ou nome de produto. Haveria até mesmo registros de pesquisas experimentais empíricas com subliminares desde Pierre e…

Mangá - Historias em Quadrinhos do Japão

MANGÁ

Mangá é uma palavra criada pelo gravurista Katsuhika Hokusai (1760-1849) , hoje são revistas de 600 páginas com tiragens de 4 milhões de exemplares por semana contendo sagas intermináveis em longas novelas episódicas, um dos mais populares no Brasil foi 'Akira' de Katsuhiro Otomo.

O Mangá é produzido para meninos, meninas, adultos, e chega a ter na lombada a indicação conforme a série escolar do leitor, uma indústria segmentada com apoio de video-games, animação de TV etc... Que já abafou as vendas de personagens como 'Mortadelo e Salaminho' na sua cidade de origem, a Catalã Barcelona (Espanha), uma signagem visual e ritmo narrativo vertiginoso que dominou Europa e USA e que vem crescendo no Brasil.

No Japão, o Mangá para meninas começou a ser feito por mulheres nos anos 50 (pós-guerra) e nos anos 60 surgiu o “Grupo das 24”, várias autoras, todas de 24 anos de idade, nascidas em 1949 (pós-hiroshima) como Riyoko Ikeda, Machiko Satonaka e outras, abordando temáticas f…

Gibiteca de Lisboa em Postugal (Bedeteca)

Gibiteca de LISBOA.

Como gosto muito de imagens, seja as Artes Plásticas (pintura, escultura, arquitetura, fotografia, etc.), de Teatro, Cinema, Vídeo, DVD e Histórias em Quadrinhos; então, sempre que tenho um tempinho livre entre os congressos de pesquisadores nos quais apresento minhas pesquisas sobre tecnologias de ponta subliminares, dou uma escapada e visito Museus, Teatros, Bibliotecas, Discotecas, etc.(sem esquecer a gastronomia dos vinhos e restaurantes com pratos típicos).

Nestas visitas, sempre chamou-me a atenção a quantidade de bibliotecas especializadas em Histórias em Quadrinhos espalhadas pelo mundo, e também as dimensões das livrarias, o que indica a existência de um enorme mercado consumidor de imagens.

Em PORTUGAL, Lisboa, perto do Shopping Center Olivais, existe o “Palácio do Contador Mor“, um edifício de grande valor histórico que foi transformado em uma biblioteca especializada em Histórias em Quadrinhos (HQ), que em Portugal são chamadas 'Banda Desenhada' (B…

Gibiteca de Curitiba

Outra gibiteca, talvez a primeira do BRASIL e uma das primeiras do mundo é a GIBITECA DE CURITIBA no Paraná, resultado de uma iniciativa iniciada em 1973, segundo depoimento do arquiteto Key Imaguire Júnior, no livro que coordenei “As Histórias em Quadrinhos no Brasil, Teoria e Prática” (ISBN 85-900400-1-1) página 28 e seguintes, onde afirma ser esta a primeira gibiteca do mundo.

A Gibiteca de Curitiba ganhou fama nacional de 1982 a 1996, período no qual autores de todo Brasil lá marcaram presença lançando revistas e dando oficinas e palestras, exposições, etc, e neste 15 anos realizou 115 exposições, 23 cursos e oficinas, 14 lançamentos de revistas e livros, 9 mega-eventos e diversos festivais de fanzines, quadrinhos, RPG etc. com acervo de 40 mil gibís, hemeroteca atualizada, média mensal de 3 mil leitores e média anual de 10 exposições .

Depois dela surgem a Gibiteca de Belo Horizonte-Minas Gerais, a Gibiteca Henfil na Paraíba, Gibiteca Henfil de São Paulo, Gibiteca Marcel Rodrigues …

Gibiteca de Mato Grosso

Em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, perto do Pantanal, atração turística internacional, encontrei a “Gibiteca”, na rua Francisco Barbato, 180, Campo Grande, MS, CEP 79118-251, bairro São Francisco, na rua do sobrado amarelo da avenida Tamandaré, seis quilômetros antes da UCDB; entrevistei a equipe, de estudantes estagiários de Pedagogia e Psicologia da UCDB, (Sonia Aparecida Francisca S.-alfabetizadora , Elton Gilbranda-psicologia e Sonia Aparecida Oliveira Souza R.-alfabetização infantil),

a Gibiteca foi resultado de um projeto de Ronilço Oliveira Cruz, que trabalhava em hotel de Campo Grande e lutou por 4 anos para implantar o amplo projeto social de emprego de Quadrinhos na educação, transformando o prédio que era uma creche na Gibiteca com apoio dos consulados da Austrália, França e outras, além da Prefeitura e do Governo do Estado. Além da Igreja Católica e da Universidade Católica Don Bosco, a Gibiteca insere-se em uma ONG e o projeto implica em implantar uma unidade por bairro…

BLOG segundo SARAMAGO

"A escrita NÃO se exercita em um BLOG. Se assim o fosse, o mundo estaria cheio de escritores. Duvido que alguma vez estes escritos venham a ser considerados obras maiores" --José Saramago, lançando livro com posts de sua página na internet . 25 de junho de 2009.

TALMUD

O Talmud é um composto onde não há a divisão entre literatura, filosofia, teologia e direito.

Este sistema muito influenciou Portugal e Brasil, pois até os dias da semana, aos quais outros povos dão nomes de deuses, chamamos como os israelitas: primeiro dia, segundo dia... sábado, etc..

Por volta de 100 a.C., surge a Mishná, as academias babilônicas. Em 200 d.C., são reinterpretadas e surge a Guemara. Ambas formam o Talmud, cujas leis visam a justiça e a paz perpétua (por Kant!) e não a manutenção de status de uma classe.

A lei (Din) é a lógica do pensamento de Deus. A hermenêutica rabínica é considerada patrimônio da humanidade, um modelo re-criativo de interpretação.

Spinoza trouxe um avanço ao demonstrar que Deus não é um juiz nem legislador, e que temos a liberdade de filosofar.

No conflito de duas leis contraditórias, surge o Gezerah (cerca ao redor da lei), onde uma é suspensa.

Na Lei de Introdução ao Código Civil Brasileiro há um princípio do Direito Talmúdico: o costume derroga a l…

BLOG segundo SARAMAGO

"A escrita NÃO se exercita em um BLOG. Se assim o fosse, o mundo estaria cheio de escritores. Duvido que alguma vez estes escritos venham a ser considerados obras maiores" --José Saramago, lançando livro com posts de seu próprio blog. 25 de junho de 2009.

Biomidiologia

Bio em grego significa VIDA (como em Biologia) e MIDIOLOGIA é uma Teoria criado por Régis Debray em 1993-Paris, como releitura atualizada das teorias do pesquisador canadense MacLuhan.

Já a Biomidiologia propõe-se a ser um campo de pesquisa recortando os efeitos colaterais diretos ou indiretos da Mídia em formas de vida.

BIOMIDIOLOGIA, pode ser definida como um ramo de pesquisa derivado da Midiologia o qual estuda as relações Biossemióticas entre signos veiculados pela midiosfera, mídia eletrônica (Videosfera-Televisão, Internet, etc.) os quais afetam direta ou indiretamente formas de vida biológica quer seja em sua fisiologia ou comportamento.


A Biomidiologia permite compreender, por exemplo, como o desenho animado Pokémon causou a epidemia "epilepsia televisiva" e internou em hospitais japoneses centenas de telespectadores inocentes com um pisca-pisca de luzes taquicoscópicas/subliminares ativando a glândula Pineal e liberando a Melatonina que realiza a síntese do neurotra…

Videos de Semiótica Subliminar e Graus do Iconeso

encontrei na web em http://groups.google.com.br/group/jornalistas2008/msg/80dbe089907e08a9.

*FLÁVIO CALAZAN, CRIADOR DA TEORIA "MIDIOLOGIA SUBLIMINAR MULTIMÍDIA" (BIOMIDIOLOGIA) NO PROGRAMA DO JÔ* Na entrevista, ele comenta sobre casos clássicos de efeitos subliminares.

Entre eles, o mais famoso dos casos, presente no filme Picnic.

Parte 1 http://br.youtube.com/watch?v=r2GDAXBQ764

Parte 2 http://br.youtube.com/watch?v=SSODWBhhN8w


Parte 3 http://br.youtube.com/watch?v=fvpwl0v7ewI

*SEQUÊNCIA DE CORES EM POKÉMON* http://br.youtube.com/watch?v=hSSLXpQJOto


*FILME DRÁCULA, 1992, NA CENA ONDE SE MOSTRA O ROSTO REAL DO ATOR QUE INTERPRETA O LOBISOMEM* http://br.youtube.com/watch?v=7FbJiz9zc04


*MENSAGENS SUBLIMINARES NA MTV* http://br.youtube.com/watch?v=9VdGz7yBBCo

A BIOMIDIOLOGIA

BIOMIDIOLOGIA

http://www.eca.usp.br/alaic/trabalhos2004/g1/saramelissa.htm.

a BIOMIDIOLOGIA propõe-se a ser um campo de pesquisa recortando os efeitos colaterais diretos ou indiretos da Mídia em formas de vida. Pode ser definida como um ramo de pesquisa derivado da Midiologia, o qual estuda as relações Biossemióticas entre signos veiculados pela midiosfera, mídia eletrônica (Videosfera-Televisão, Internet, etc.), que afetam direta ou indiretamente as formas de vida biológica, quer seja em sua fisiologia ou comportamento.


A Biomidiologia permite compreender, por exemplo, como o desenho animado Pokémon causou "epilepsia televisiva" e internou em hospitais centenas de telespectadores pelo efeito de um pisca-pisca de luzes subliminares ativando a glândula Pineal e liberando a Melatonina, que realiza a síntese do neurotransmissor Serotonina, quebrando cadeias de alcalóides do sangue, e possibilitando evitar, deste modo, novas agressões midiáticas à saúde pública.




A BIOMIDIOLOGIA é u…

As Histórias em Quadrinhos como instrumento de liberdade

Quando a gente é pequeno as Histórias em Quadrinhos (HQ) são um passatempo divertido, e sempre ouvimos a gente grande dizer como os livros são sérios, o quanto pode-se aprender neles, as lições de vida dos escritores, o pensamento dos filósofos, cientistas, poetas e todas aquelas coisas de intelectuais chatíssimos.Então descobrimos bibliotecas com milhões destes livros grossos e respeitáveis que são a base e a história de toda a produção intelectual humana.

Daí passamos a associar o que antes era o prazer infantil em aprender e descobrir o mundo com o esforço e sofrimento de ler os clássicos da literatura, que falam na linguagem pomposa de suas épocas ... e assim vamos crescendo e aceitando que só se aprende sem prazer. Porém, ao mesmo tempo nos divertimos indo ao cinema e assistindo televisão, ou ouvindo música, estas coisas que são meros passatempos inofensivos, onde parece que não se aprende nada, só se mata horas vagas e ociosas.

Contudo, quando a gente ouve música em casa, e tocamo…

Dilema do ESTADO

Duas são as possibilidades de se ver o homem, a humanidade, que influenciam todo o pensamento e sentimento político, e estes dois modos podem ser simplificados assim:

Um modo de ver encara os homens como maus, é pessimista ( tipo Hobbes).

Já o outro vê os homens como bons, é otimista (como Rousseau).


No caso de você achar que os homens são maus, então por conseguinte devem ser controlados e reprimidos para não fazerem o mau; Assim, alguém os controlaria de cima e castigaria seus erros e pecados.

Ora, se você vê os humanos assim, e você também é humano, faz parte deste conjunto, então você é mau, como todos os homens.

Logo, se todos os homens são maus e fazem o mau, quem seria eleito para governar e castigá-los de cima, um destes homens maus?

Então ele fará o mau com seu poder sobre os outros!

É um beco sem saída...e não adianta tentar mentir com a abstração do Estado, pois o chefe de estado será um homem mau; e nem justificar com as leis, pois seriam escritas por políticos profissionais, que…

Calazanistas, Calazanettes Neo-Calazanistas e Pós-Calazanistas

Flávio Calazans (Flávio Mario de Alcantara Calazans). BRAZIL. website www.calazans.ppg.br .
• Professional Comics published in magazines: "BRAZILIAN HEAVY METAL", "Adventure and Fiction" (Publisher ABRIL), "PORRADA!" and many comic strips published in newspapers. • Author of Graphic Novels in second and fourth edition as : •CALAZANS – "Guerra dos Golfinhos", segunda edição-editora Marca de Fantasia, João Pessoa-Paraíba:2002, ISBN 85-87018-20-5 http://marcadefantasia.sites.uol.com.br/albuns.htm
•CALAZANS –"Guerra das Idéias", 4 edição -editora Marca de Fantasia, João Pessoa-Paraíba: 2001. 68 páginas. ISBN 85-87018-15-9 http://marcadefantasia.sites.uol.com.br/albuns.htm • Publisher of Fanzine "BARATA" from 1979 to 2000. • Calazans is also a researcher of comics with Ph.D. and founder of "GTHQ", the first workgroup of comics researchers in a Brazilian scientific Congress, the INTERCOM, followed up by the publica…