MARCIANOS VERDES CHEGARÃO EM 2012 !







MARCIANOS VERDES CHEGARÃO EM 2012 !






Uma história que sempre esteve entre minhas prediletas é a série "A PRINCESA DE MARTE", cerca de ONZE livros escritos pelo autor do Tarzan, Edgard Rice de Burroughs .






Os conheci na versão em história em quadrinhos que saia nas primeiras revistas coloridas de Tarzan da Ebal, depois decobri que este personagem e este universo com idioma próprio criado pelo Edgard Rice de Burroughs era anterior a Tarzan, que ele correspondia-se com os autores LOVECRAFT e Robert E Howard (Conan).









Impressiona os marcianos verdes com antenas (que marcaram o imaginário dos USA sobre marcianos) nascendo de ovos, com quatro braços e presas de javali, com olhos de sapo, pouco ou nada humanos, e sua sociedade tipo colmeia onde os filhotes saem da incubadora e são criados por qualquer fêmea, inexistindo laços familiares, uma sociedade mais radical que ESPARTA de guerreiros sem nome de família onde vive o mais forte.






O Soldado da Guerra Civil dos USA lutando pelo SUL escravagista, John Carter, é abduzido ou faz uma viagem astral (não fica explicado o misterio) e ao materializar-se no planeta Barsoom (que os terraqueos chamam MARTE) e talvez em uma epoca muito futura ou muito passada, descobre que a gravidade menor de Barsoom lhe permite dar saltos enormes e lhe dá super-força ( e estes livros são ANTERIORES a criação do SUPERMAN) .






Segue-se sua aprendizagem do idioma, seu contato com DEJAH THORIS a prioncesa humanoide pela qual apaixona-se, a descoberta de continentes e nações com tecnologias diferentes e culturas ricas, enfim, uma ficção científica apaixonante e bem pesquisada, embora MAIS violenta do que a serie de livros posterior TARZAN.






Agora chega a noticia que a Disney vai filmar estes livros (na esteira do sucesso de SENHOR DOS ANEIS) , temo por algo do tipo do desenho animado deles do Tarzan sem faca, de quasimodo (Corcunda de Notre Dame onde ninguém morre!) e outras mutilações.






Aparentemente o filme terá atores digitalizados, e o guerreiro Tars Tarkas será interpretado por Willem Dafoe digitalizado como marciano de 4 braços (depois de seu excelente vampiro no filme A SOMBRA DO VAMPIRO podemos esperar expressões exoticas neste alien que, como o meio-vulcano SPOCK da "Jornada nas estrelas" , tenta culturalmente dissimular suas emoções em um povo que menospreza amor ou piedade).






Resta esperar o que pode ser uma épica trilogia ou outro fiasco infantilizado.






Seguem as noticias da mídia :






A Disney comprou no começo do ano os direitos sobre a obra de fantasia e ficção científica de Edgar Rice Burroughs (1875-1950), que estavam nas mãos da Paramount mas expiraram. Agora a parceria Disney/Pixar anuncia que realizará três filmes de A Princesa de Marte - o primeiro deles previsto para estrear em 2012.






A história trata de um veterano da Guerra Civil dos EUA, John Carter, que acaba abduzido e transportado até Marte, onde vira prisioneiro de bárbaros verdes e precisa libertar a princesa Dejah Thoris da tirania local. Burroughs escreveu 11 volumes de A princesa de Marte, e a primeira adaptação para as telas está prevista para 2012.






Uma das maiores apostas de franquia da Disney/Pixar para os próximos anos é a adaptação para as telas de A Princesa de Marte (John Carter of Mars), obra de fantasia e ficção científica de Edgar Rice Burroughs (1875-1950), o criador de Tarzan.




Ao Sci-Fi Wire ele disse “eu farei um filme mais parecido com o que eu me lembro [do livro] do que como ele exatamente é". Ou seja, o cineasta deve usar mais suas memórias, suas sensações a respeito do romance, do que buscar uma adaptação literal.






Os puristas de ficção científica não devem gostar de ouvir isso...






Willem Dafoe, o Duende Verde de Homem Aranha, foi confirmado no elenco de A Princesa de Marte (John Carter of Mars), que contará com a direção de Andrew Stanton, de Wall-E e Procurando Nemo. Dafoe se juntará a Taylor Kitsch, o Gambit de X-Men Origens: Wolverine, e Lynn Collins, a Raposa Prateada de Wolverine também.




De acordo com a Variety, Dafoe será o guerreiro marciano Tars Tarkas, estranho na sua raça por causa da sua estranha tendência a amar.






Tars faz uma aliança com John Carter (Kitsch), um veterano da Guerra Civil Americana, que acaba sendo abduzido e transportado até Marte, onde vira prisioneiro da tirania local. Collins será Dejah Thoris, a herdeira do trono


















Comentários

  1. Eu gostei muito pois alerta para a tendência da transformação de heróis de HQs em filmes.
    Como leiga na história de HQs - sou apenas apreciadora - fiquei surpresa ao saber da existência dessa série de livros ( A Princesa de Marte) em época tão antiga. Tenho a impressão de que os cineastas intuem (?) a época certa para criar heróis de acordo com a consciência cultural vigente.

    ResponderExcluir
  2. dia 9 chega o prec ursor de superman - Joihn Carter do autor de TARZAN- http://cinema.uol.com.br/​ultnot/2012/02/08/​disney-divulga-novo-comercial-d​e-john-carter.jhtm

    ResponderExcluir
  3. http://www.triadtoys.com/Licenses/John+Carter+of+Mars/TARS+TARKAS+M%7CX+FORMAT+FIGURE.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS – de mário de andrade

" Ó, vós que entrais, abandonai toda a esperança." escrito na PORTA DO INFERNO "Divina Comédia" de Dante Alighieri,- Flávio CALAZANS DIANTE DA CASA DE DANTE